Inicio do blog do Conselho Tutelar

terça-feira, 25 de outubro de 2011

STJ afirma que pais não têm obrigação de manter filhos formados

O Superior Tribunal de Justiça entendeu que os pais não têm a obrigação de custear a qualificação profissional dos filhos. Quem tem mais de 18 anos e quer pensão dos pais precisa provar que não tem condições de estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

 

A filha, maior de idade, pedia pensão para o pai alegando que não podia se sustentar, porque fazia uma pós-graduação. O Superior Tribunal de Justiça entendeu que os pais não têm a obrigação de custear eternamente a qualificação profissional dos filhos.
Filhos com menos de 18 anos têm automaticamente direito á pensão alimentícia. Quem já passou dessa idade e quer pensão dos pais precisa provar que não tem condições de estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Geralmente a pensão é concedida, mas só até a conclusão da universidade.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.



Um fenômeno comum hoje é a permanência dos filhos até muito tarde na casa dos pais.
Quando o filho resolver morar sozinho pela primeira vez, leva um tempo até que a família se adapte à nova realidade. A independência tem um preço, para os dois lados. No caso dos filhos, geralmente é a perda de um conforto.
Daniel saiu de casa há três anos e mora sozinho. Para ele, poder pagar as próprias contas é um orgulho. “Ter o próprio espaço é uma sensação muito boa. Você vê que está crescendo e tal. Eu acho que uma vez que você vai, você não tem muito como voltar, porque você vicia na liberdade”.
A psicóloga Juliane Nunes diz que independência se ensina desde cedo e que os pais que se incomodarem com a presença dos filhos crescidos em casa não precisam ter vergonha. “De jeito nenhum isso vai causar um trauma, pelo contrário. Até a forma como os pais vão falar isso que claro vai ser de uma forma bem não traumática, mas ele deve pontuar, sim para o filho, que ele tem que buscar a independência”.
(FONTE: G1/Jornal Hoje)

Nenhum comentário:

Postar um comentário